segunda-feira, 8 de janeiro de 2018

8 motivos para fazer um MBA

IBE-FGV esclarece dúvidas e lista as principais razões para investir em um curso

MBA é a sigla para Master in Business Administration. Em português, a tradução é Mestre em Administração de Negócios. Com disciplinas das áreas de recursos humanos, finanças, marketing e contabilidade, trata-se de um curso de especialização, destinado a administradores, gestores de empresas, gerentes e coordenadores, entre outros.

Originário dos Estados Unidos, é um curso para profissionais que têm certa experiência no mercado de trabalho, com objetivos específicos: aumentar a eficiência no ramo de atuação, a competitividade da organização e galgar cargos mais altos. Geralmente, um MBA tem duração de um ou dois anos, podendo incluir um módulo internacional, em que o estudante passa um período no exterior, adquirindo conhecimento.

Pensando no curso e nos benefícios que ele pode gerar, a IBE-FGV listou oito razões para ajudar na tomada de decisão de quem pretende fazer um MBA.

1. Qualificar-se para o mercado de trabalho
O MBA é mais do que outro curso de pós-graduação. Trata-se de uma especialização que te qualifica de forma prática, tornando-o apto a exercer qualquer cargo gerencial. Um aluno que, a priori, tenha uma atitude passiva aprende a desempenhar o papel de protagonista, trocando experiências com colegas com outras funções na empresa. A heterogeneidade do perfil profissional da turma é um ponto positivo e as disciplinas de um MBA são consideradas fundamentais pela aplicabilidade prática com que o conteúdo é abordado.

2. Ter uma experiência internacional
Nos programas de especialização, o aluno tem a opção de fazer parte do curso no exterior, estudando em instituições parceiras. É um momento importante na vida do estudante, já que somente assim ele adquire bagagem internacional, sem prejudicar o emprego e por tempo determinado.

3. Criar uma rede de contatos
Um programa de MBA propicia enriquecimento profissional e também uma excelente oportunidade para começar a construir sua rede de contatos. Fazer networking durante o curso não é difícil, afinal, você vai passar um ou dois anos ao lado de outros profissionais com competências nas mais diversas áreas. O momento é esse. Tente estabelecer uma trajetória de sucesso durante o curso, fale sobre seus projetos, mostre interesse pelo trabalho dos colegas, faça-se presente sem ser arrogante. Quem sabe você não conhece um sócio ou parceiro justamente durante o MBA?
4. Começar a pensar “fora da caixa”
Esta expressão é muito usada para se referir ao processo de trabalhar ideias, ferramentas e instrumentos não tradicionais, usando a participação ativa e o mais importante — a criatividade. Isso não significa deixar de cumprir objetivos específicos exigidos em um MBA, e sim, ter novos olhares para esses objetivos, o que atrai a atenção de recrutadores em busca de um espírito inovador.

5. Conquistar melhores cargos e salários
A maioria dos especialistas em educação superior afirma que, após fazer um MBA, o salário do funcionário pode aumentar entre 20% a 30%. Para que isso ocorra, alguns fatores devem ser levados em consideração: um deles é o esforço pessoal em mostrar o que aprendeu durante a especialização e como os novos conhecimentos podem impactar positivamente nos negócios e no faturamento da empresa. Logo, essa melhoria salarial não surge do dia para a noite. Para que se traduza em avanços na carreira, é preciso apresentar resultados mensuráveis no desempenho das funções, por meio da implantação dos conhecimentos adquiridos.

6. Gerir o próprio negócio
O conhecimento adquirido ao final de um MBA permite que o aluno gerencie com excelência o próprio negócio. Por contemplar disciplinas extremamente práticas, com foco em áreas como empreendedorismo e inovação, o profissional termina o curso apto a empreender. Além disso, ao fim do curso, tem-se um profissional mais confiante, que demonstra interesse e habilidades em setores como consultoria, finanças, contabilidade, produtos e serviços.
7. Tornar-se um expert ou consultor
Não é segredo para ninguém que os conteúdos apresentados durante um MBA são mais aprofundados do que em um curso tradicional de graduação. Sendo assim, ao terminar a especialização, o profissional tem todos os atributos para se tornar um expert na área em que estudou. Para isso, é preciso ter foco e concentração nos estudos, além de pensar no futuro, já direcionando a carreira com base em seu perfil e afinidades.

8. Aproveitar para fazer uma reciclagem
Está em busca de um novo emprego ou quer fazer uma mudança na carreira? O MBA pode atuar nos dois casos — tanto como uma reciclagem do conteúdo, quanto como uma oportunidade para o profissional que deseja mudar de carreira ou ampliar os horizontes por meio da descoberta de conteúdos inovadores. Nesse caso, o MBA funciona como uma espécie de upgrade, que pode ser anexado ao currículo como um diferencial e somar pontos na hora de uma possível contratação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário