Marque pessoas envolvidas em projetos; isso aumenta sua visibilidade
Para isso, Celso Bazzola, consultor em recursos humanos e diretor executivo da BAZZ Estratégia e Operação de RH, preparou algumas dicas:
Amplie seus contatos qualificadamente
É interessante ter um amplo grupo de amigos, assim, busque amizade online com pessoas que tenha contato e ache interessante profissionalmente. Contudo, se preocupe mais com a qualidade do que com a quantidade.
Valorize suas conquistas profissionais
Mostre ações que realizou e que tiveram sucesso, resultados de projetos que foram interessantes ou titulações alcançadas, contudo, evite se autopromover demasiadamente, pois isso pode soar arrogante. E busque, com permissão prévia, marcar as pessoas envolvidas nos trabalhos, de forma elegante, pois isso aumenta sua visibilidade.
Publique com inteligência
Publique com inteligência
Cada vez mais se multiplicam publicações vazias; busque se diferenciar. Evite postagens irrelevantes que possam atrapalhar sua imagem, e apresente assuntos relacionados ao seu campo de atuação.
Evite debates inúteis
Evite debates inúteis
Nas redes sociais existem momentos tensos, de debates políticos, religiosos e outros similares, contudo, por mais que possa ‘coçar’, evite entrar nesse tipo de conversa. Repare que geralmente elas não levam a lugar nenhum, e nem terminam bem. Sem contar que você não sabe qual o posicionamento de seus parceiros de negócios.
Cuidado com as características das redes
Cuidado com as características das redes
Não é por que o LinkedIn tem um lado mais profissional e o Facebook é mais aberto, que este último deverá ser tratado com desleixo. Saiba que parceiros e recrutadores também entram nesta rede.
Pense antes de curtir uma publicação ou página
Antes de curtir e compartilhar um texto, leia atentamente para ver se não há nada nas 'entrelinhas'. E se for curtir uma página ou participar de uma comunidade, pesquise antes, evite as que incitem o ódio ou o preconceito.
Antes de escrever algo pense
Antes de escrever algo pense
Analise os pontos positivos e negativos de uma postagem. Sei que parece chato, e tira um pouco a graça dessas redes, mas essa é a única forma de garantir que o conteúdo divulgado não interferirá no lado profissional. As pessoas hoje tem acesso ao que você faz 24 horas. Por isso, preserve sua imagem.
Evite situações não-profissionais
Evite situações não-profissionais
Multiplicam-se fotos de baladas, roupas de banho e bebedeiras nas redes. Não cabe a ninguém julgar o estilo de vida das pessoas, mas se expor de forma inadequada pode trazer consequências negativas para imagem de um profissional. Todos estão expostos a avaliações, por isso, pode ter certeza que isso contará na hora que olharem, e não adianta bloquear o acesso das pessoas às suas fotos nas redes sociais, e pensar com isso que está seguro.
Nenhum comentário:
Postar um comentário