quarta-feira, 18 de abril de 2018

A comunicação eficaz no universo corporativo

Divulgação
Especialista indica sutilezas e gestos que facilitam o diálogo no trabalho

No ambiente profissional existem muitas etiquetas a serem cumpridas. Algumas delas estão implícitas e, embora soem como gentilezas, podem transparecer inseguranças dos colaboradores; e isso ocorre com mais frequência do que se imagina.

Segundo Alexandre Slivnik, especialista em gestão de pessoas e com especialização na Universidade de Harvard (Boston / USA), muita gente tem a tendência de falar mais do que ouvir, na tentativa de agradar os superiores. "Os colaboradores precisam praticar a escuta ativa. Um dos maiores problemas da comunicação corporativa é não ouvir para entender e sim para responder", revela. Slivnik reforça que também é preciso prestar atenção às mensagens da equipe para trabalhar de forma mais harmônica com os demais.

"Comunicação é a chave para um bom relacionamento entre colegas e também superiores. O ideal é manter a cordialidade, expondo dúvidas e questionamentos sem se tornar vítima ou parecer arrogante. Assim, o ambiente de trabalho se torna um local mais seguro e confortável para expor ideias e soluções", explica Slivnik.

Sentenças negativas

Algumas sentenças diminuem o colaborador como "pode ser que eu esteja errado, mas…", também não são bem vistas. O autor dos best sellers O Poder da Atitude e o Poder de Ser Você fala ainda que no mundo dos negócios não existem perguntas erradas ou bobas. "Se há uma pergunta a ser feita, por mais que pareça boba, é preciso que seja dita. Evitar a diminuição do questionamento é uma excelente estratégia para ser participativo. Nesse caso, o melhor a ser feito é questionar diretamente. Sempre confie em suas atitudes", aconselha.

Algumas frases são clássicas entre funcionários e podem indicar a falta de confiança, Alexandre cita as seguintes:

Essa empresa já não é mais a mesma! - Aqui, fica claro que a pessoa não se inclui na mudança cultural da empresa. Ele faz parte e pode ser um agente de mudança. Simplesmente terceirizar a responsabilidade pode tirar sua credibilidade.

Nessa empresa só cresce quem é amigo do chefe - Essa é clássica. Mais uma vez, profissionais colocando a culpa da sua falta de crescimento nos outros.

Essa meta será impossível de ser batida - Desacreditar nos objetivos impostos pela empresa gera um desgaste muito grande.

Você que manda, afinal, você é o chefe! - Normalmente os grandes líderes gostam de questionamentos. Quanto maior o questionamento, maior sua contribuição e, consequentemente, maior será o seu poder de influência dentro a empresa.

O especialista também indica a substituição de algumas palavras, pois pode ajudar. "Eu acho" não é uma das melhores maneiras de começar uma frase, pois indica uma imposição. Trocar por algo como "no meu entendimento" ou "entendo que" funcionam melhor no mundo corporativo.


Especialização
Alexandre Slivnik é autor de diversos livros. Palestrante e profissional com 19 anos de experiência na área de RH e treinamento, ele é hoje um dos maiores especialistas em excelência em serviços no Brasil. Atualmente, faz especialização em Educação na Universidade de HARVARD. Contatos com o autor: www.slivnik.com.br ou alexandre@slivnik.com.br ou (11) 4191-2286.

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