sexta-feira, 29 de junho de 2018

Como postagens em redes sociais podem influenciar na carreira


É raro um candidato ter participado de processo seletivo sem pesquisa prévia em suas redes sociais

As redes sociais são ferramentas cada vez mais importantes no dia a dia das pessoas. Não à toa, as empresas veem no perfil das pessoas uma oportunidade de avaliar, conhecer e recrutar de acordo com seus princípios e valores.

Algumas postagens, que parecem simples, interferem cada vez mais na hora da contratação de novos profissionais, por isso, estar atento ao comportamento na internet é uma das coisas mais importantes para alcançar determinado cargo. "Hoje, as redes possuem um poder muito grande. É importante que os profissionais estejam lá, com seu perfil atualizado. Interagir com elas é essencial", define Raphael Falcão, diretor da HAYS Response.

O ideal é evitar ter posicionamentos extremistas nas redes. Podem existir as posições contra determinado ato ou atitude, mas se colocar a favor ou contra determinada instituição não é o melhor caminho. O ideal, em todas as situações, é estar aberto ao diálogo e a posições contrárias a sua. "Geralmente as pessoas nos pressionam para termos opinião sobre um tema. E devemos nos posicionar sim, mas de uma forma mais branda, diferente de uma mesa de bar", reforça Falcão.

Por mais que o candidato tenha diversas redes sociais, profissionalmente, a dica é manter o foco no LinkedIn, que é uma rede 100% voltada para isso. Em casos específicos, como os cargos que envolvem comunicação, podem haver links alternativos para o portfólio ou outros trabalhos já realizados que servem de experiência.

Perfil 

Participar de fóruns de discussão, especialmente sobre mercado de trabalho, pode ajudar; isso porque gera networking. Mas, é importante optar por um grupo específico, que será mais relevante, e credenciar para oportunidades no mercado de trabalho. "Consideramos interessante quando o profissional sugere alguma coisa dentro desse grupo, isso é extremamente positivo à imagem", aponta o diretor da HAYS.

Já do outro lado, fora da tela, estar presente em discussões e debates presenciais, além de promover encontros pessoais com outros profissionais é uma tática eficiente para reforçar o desempenho e mostrar interesse nos temas - por mais que a vida virtual influencie no desempenho profissional.

Em relação à privacidade, é bom restringir conteúdos que podem rotular de alguma forma negativa, afinal, é muito raro um candidato ter participado de um processo seletivo sem que tenha havido uma pesquisa prévia em suas redes sociais.

"Estar presente em perfis virtuais não é mais um ponto importante só para o gerente de marketing, mas também para o gerente industrial", assevera Falcão. "Se ambos se posicionarem de determinada forma, eles podem ser prejudicados, ou ajudados, por suas redes sociais."

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