terça-feira, 28 de novembro de 2017

Como a tecnologia pode ajudar na sala de aula

Plataforma estreita a relação entre estudante e instituição, transformando aula em projeto de vida

A fundação da DreamShaper criou uma plataforma online de ensino que permite a criação de projetos temáticos em sala de aula. Por meio do software usado por escolas, a empresa busca valorizar o indivíduo, ao criar projetos de vida que atrelam os desejos pessoais de cada um aos temas trabalhados nas aulas.
Ao criar a conexão entre sala de aula e vida real, a ferramenta busca desenvolver competências socioemocionais e o perfil empreendedor do aluno, em alinhamento com a Reforma do Ensino Médio e a BNCC (Base Nacional Comum Curricular). Dessa forma, o desenvolvimento de projetos ao longo do ano letivo prepara os jovens para as necessidades escolares, além de torná-los mais capacitados para um novo mercado de trabalho.
De acordo com Miguel Queimado, CEO da DreamShaper, o principal objetivo da empresa é mostrar que a educação pode - e deve - alavancar os sonhos do aluno. "Os aprendizados devem responder às aspirações do aluno, e não podem servir apenas até à próxima prova. Vimos isto em vários países: se o aluno não reconhecer o valor da educação, vai optar por outro caminho", aponta
Além de fornecer uma ferramenta educacional, a ideia é proporcionar ao estudante a oportunidade de descobrir quais as suas forças, o que ele quer para seu futuro e colocar isso em prática. "Isso motiva o aluno a continuar aprendendo, pois ele consegue ver o resultado de todos os seus esforços na prática", diz Queimado. Essa relação ainda ajuda a combater um dos maiores problemas na educação brasileira: a evasão escolar que, de acordo com o Anuário Brasileiro da Educação Básica 2017, atinge 22% dos jovens de 15 a 17 anos.

Demanda
A plataforma vem para suprir a falta de ferramentas educacionais online que possam ser utilizadas pelos professores com seus alunos, além da escassez de soluções de problem based learning (aprendizado com base em solução de problemas) que sejam facilmente aplicáveis, sem alto investimento financeiro ou esforço excessivo.
O sistema foi desenvolvido com o objetivo de atender aos mais diversos públicos, desde alunos de ensino fundamental e médio até o superior. A plataforma nasceu de uma ONG portuguesa, a Acredita Portugal (AP), criada em 2008, com o intuito de promover educação e formação empreendedora a quem não tinha essa oportunidade. Assim, em 2014, a direção lançou a DreamShaper como empresa independente no Brasil, em parceria com a Fundação Lemann. Hoje, atua no Brasil, Portugal, Colômbia e México e impacta mais de dez mil jovens brasileiros por ano. Os planos para o futuro são ambiciosos: alcançar 250 mil alunos em 2018, podendo chegar a 1 milhão em 2019.


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