terça-feira, 28 de novembro de 2017

Dedicação e trabalho duro são ingredientes essenciais para aprovação em exames

Dicas simples de quem lidera as aprovações dos maiores vestibulares do país podem ajudar nos estudos

Janiel Araújo tem 18 anos, e sempre estudou e morou em Fortaleza com sua família. E, por sua paixão em participar de competições acadêmicas, conseguiu uma bolsa de estudos para a turma ITA do Colégio Ari de Sá. Atualmente, ele está no Cursão da Unicamp (Curso 51, Matemática/ Física) onde é possível aprender sete áreas diferentes ao mesmo tempo, até o terceiro semestre.
François Rabelais, 20 anos, acompanhava as matérias na escola e em casa, fazia uma redação por semana e cursos adicionais da disciplina de Matemática. Eram exatamente quatro horas diárias dedicadas para os estudos, sem nunca ultrapassar o tempo. Atualmente, o jovem cursa Economia/FEA-USP.
O que eles têm em comum? Ambos antigos alunos do Colégio Ari de Sá Cavalcante, de Fortaleza (CE), superaram todas as expectativas para passar em primeiro lugar nos vestibulares da Fuvest e Unicamp. Sobre a conquista, eles garantem que não é necessário ser dotado de superinteligência, mas sim, ter dedicação e trabalhar duro.
Em sua preparação para o vestibular, Janiel conta que a rotina de estudos começava de manhã e só acabava tarde da noite. "Um dos métodos de estudos extras era resolver provas antigas e pedir ajuda aos professores dentro e fora de sala de aula, pois em muitas vezes uma conversa descontraída com um professor pode levar a resolução de várias questões”, afirma.
Para François, organização e priorização dos assuntos mais importantes foram seguidos à risca. “Consegui manter um ritmo constante de estudos ao longo do ano, algo que diversos amigos que estudavam muito mais todos os dias não conseguiram fazer. É importante enxergar o vestibular como uma maratona e não uma corrida”, ressalta o estudante.

Sugestões
Uma das principais dicas é se preparar de maneira regrada. Escolha um tempo e estude ininterruptamente até o final. Assim, você aprenderá a delimitar o tempo como se estivesse no exame realmente e, ainda, poderá dividir um tempo para descansar.
Veja as matérias que você tem mais dificuldade e separe um tempo maior de estudo para elas, faça mais questões e tire suas dúvidas. Informe-se sobre o mercado, notícias e também procure entender um pouco de cada assunto. Ter um amplo repertório de vocabulário e conhecimento pode ser um diferencial no momento do exame, principalmente, na fase de redação.


Fonte: SAS Plataforma de Educação - www.portalsas.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário