sábado, 4 de novembro de 2017

Professora dá dicas para se sair bem no exame

Montar uma estratégia de estudos é essencial, já que o tempo deve ser bem administrado

Em época do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), a professora de Filosofia e Sociologia, Taís Plastina, que é especialista em cursos e concursos preparatórios, oferece algumas dicas para conseguir chegar lá.
Ela diz que a organização é uma das regras principais. “Montar uma estratégia de estudo é fundamental, visto que o tempo precisa ser bem administrado pelo aluno. Não adianta estudar incansavelmente se a forma de fazer isso não é eficaz. Além do cansaço físico e mental, o jovem ainda conta com a frustração na hora do resultado”, explica.
A dica da professora é que o aluno defina qual assunto será estudado a cada dia. "Uma agenda, um quadro, um bloco de notas, tanto faz a maneira como isso será escrito, pois o importante mesmo é organizar tudo para que o estudo de cada tema não ultrapasse duas horas e meia por matéria", indica.
Fazer os exercícios também é fundamental para a aprovação no exame. "Provas antigas estão por toda parte e cada questão resolvida é mais uma forma de desenvolver o pensamento crítico, a interpretação de texto e o raciocínio lógico. Além do conteúdo, claro, os alunos terão a dimensão do tipo de prova que enfrentarão e se adaptarão com o curto tempo para responder cada questão”, acrescenta Taís.
A revisão outra dica importante. “Como o próprio nome já diz, o aluno irá revisar todo o conteúdo e poderá fazer isso também com os exercícios. A prova não se limita ao dia de aplicação do exame, e sim ao processo de construção para esse dia”, conclui a educadora.
O Enem ocorrerá neste domingo e no próximo, dia 12. Contudo, as sugestões da professora valem para qualquer exame, seja dos vestibulares ou de concursos públicos.  

Nenhum comentário:

Postar um comentário