terça-feira, 15 de maio de 2018

Crescimento profissional: fuja do comodismo


A rotina do dia a dia, somada ao acúmulo de tarefas, torna comum o fato de as pessoas se acomodarem. A falta de tempo, de verba (ou os dois) acabam impedindo que haja investimentos no crescimento pessoal e na carreira, o que, por consequência, gera insatisfação no emprego.

De acordo com a especialista em gestão de pessoas, Claudia Santos, muitas razões podem estar por trás desse comodismo: "a falta de tempo, a desmotivação com a área de atuação, as obrigações financeiras ou até mesmo a falta de reconhecimento ou de oportunidades de crescimento na empresa", lista. "Mas, em alguns casos, isso acontece porque os profissionais têm medo de sair da zona de conforto e não se sentem confiantes o suficiente para buscar novos desafios."

Para ela, essas atitudes podem ser extremamente prejudiciais para quem deseja se diferenciar em um mercado cada vez mais competitivo, já que um funcionário acomodado dificilmente propõe novas ideias, motiva a equipe e se dedica integralmente às suas atividades. "Muitas vezes, os profissionais acabam esperando que fatores externos tragam novas oportunidade quando, na verdade, são eles mesmos que precisam agir para mudar a situação", alerta a especialista.

Xô preguiça!

É preciso deixar o comodismo e a preguiça de lado, e colocar em prática algumas atitudes que podem ajudar a crescer na carreira, conforme indica Claudia. "Em primeiro lugar, o profissional precisa investir em autoconhecimento e identificar quais são os seus pontos fortes e fracos, como pode aproveitá-los e onde deve investir para se diferenciar no mercado", aponta.

Traçar um plano de desenvolvimento com objetivos claros e específicos do que se deseja alcançar é essencial para atingir o sucesso. "Não adianta investir na própria formação quando você não sabe aonde quer chegar. Começar um curso técnico ou de idioma, assim como leituras ou palestras, pode ajudá-lo a se manter atualizado e incrementar o currículo", orienta.

O bom (e eficiente) networking

Outro passo importante é construir uma rede de relações na sua área. "A capacidade de fazer networking, se comunicar bem e desenvolver bons relacionamentos é essencial para quem deseja ganhar reconhecimento ou até mesmo conseguir um novo emprego. Demonstre interesse pelas pessoas, tenha humildade e saiba ouvir - essas são competências muito valorizadas em qualquer campo de atuação", garante Claudia.


Claudia Santos é especialista em gestão estratégica de pessoas, palestrante, coach executiva e diretora da Emovere You: www.emovereyou.com.br.

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