quarta-feira, 14 de fevereiro de 2018

Como criar estímulos para a carreira

Especialista indica diretrizes a serem traçadas na conquista do sucesso profissional


Todo mundo sabe da importância de criar novos estímulos no trabalho; mas, muitos ainda não sabem como fazer isso. A visualização das metas e desafios a serem alcançados a longo prazo possibilita mensurar todas as conquistas, e esta pode ser uma forma de encontrar satisfação pessoal. 

Por isso, a psicóloga e coaching de carreira Adriana Vicco cita algumas dicas que podem ajudar a encontrar novos objetivos, seja em termos de transição de carreira, novos projetos, novo cargo/função, mudança de área, ou qualquer outro sonho. 

"O primeiro passo para qualquer ser humano é saber o que realmente quer. Quando pensamos em carreira é preciso começar refletindo sobre os valores que temos. Pois são eles que balizam todas as nossas decisões", aponta Adriana. "Então vale se perguntar quais valores regem sua vida e sua forma de interagir e comportar-se? Liste-os em um papel para ter uma maior visualização." 


Para que a lista fique clara, a psicóloga indica algumas perguntas que devem ser feitas:
- Quais são suas ideias e percepções sobre o que quer conquistar e como quer conquistar?
- Quais dons, talentos ou habilidades são necessários? O que você faz bem desde criança e quais são os que desenvolveu com o passar dos anos?
- Quais são as características que a pessoa que você mais admira possui e pode ser desenvolvido ou quais você precisa realmente melhorar significativamente?
- Como é equilibrado e valorizado cada um dos aspectos que vivencia em sua vida? (Família, Aquisição de Bens, Serviços a Sociedade/Comunidade, Carreira, Saúde, Saúde Financeira, Vida afetiva).
- O que você poderia fazer diferente para ter uma vida mais equilibrada e saudável?

"Isso precisa ser levado em conta nos seus planos de carreira para 2018, pois, você pode estar abrindo mão de algo que seja importante e esta seja a hora de fazer diferente. É um exercício simples de autoconhecimento, que farão surgir reflexões-bases para desenvolver força e energia para galgar novos desafios; por isso são importantes serem conhecidas", esclarece Adriana.

Para ampliar as alternativas profissionais de atuação, a psicóloga sugere ainda um novo leque de perguntas:
- Com meus talentos natos e adquiridos até o momento, quais áreas eu posso atuar? Além da área que atuo agora, amplie sua visão!
- Que tipo de empresa eu poderia montar, ou atuar? Posso migrar de departamento?
- Tenho conhecimento suficiente para transmitir a outros?
- Onde poderia repassar estes conhecimentos?
- Como eu poderia me tornar referência em algum conhecimento/área/tecnologia, etc?
- Como eu poderia ampliar e utilizar meu networking para ajudar a alavancar este novo desafio (dentro e fora da organização)?

"Isso tudo deve ser transformado em metas a serem alcançadas em 2018, montando um plano de ação que contemple todas as atividades que irá precisar tais como cursos, treinamentos, contatos com determinadas pessoas em seu networking, pois durante estas respostas serão percebido diversos pontos fortes, mas também dos pontos que precisará desenvolver para alcançar suas metas", conclui Adriana.

Nenhum comentário:

Postar um comentário