segunda-feira, 26 de fevereiro de 2018

Como escolas preparam alunos para o mercado profissional

As características mais buscadas pelas empresas são atitude empreendedora e múltiplas habilidades

Cada vez mais exigente, o mercado de trabalho busca profissionais preparados, antenados com as competências do século XXI (por exemplo, planejamento, curiosidade, habilidade para assumir riscos. Quanto mais cedo essas competências são ensinadas, melhores os resultados no futuro. Por isso, a DreamShaper, plataforma online de ensino vem desenvolvendo projetos empreendedores temáticos em sala de aula.

De acordo com o CEO 
João Borges, a plataforma foi construída com foco no desenvolvimento de habilidades socioemocionais dos alunos. "Buscamos oferecer um sistema simples para ser utilizado em sala de aula e que possa ser aplicado a qualquer disciplina. Os projetos são elaborados com base nos interesses do aluno, incentivando o empreendedorismo e diversas capacidades desde cedo. Tudo isso para preparar jovens para o novo mercado de trabalho", explica Borges.

Ele diz ainda que o intuito é suprir a falta de ferramentas educacionais online que possam ser utilizadas pelos professores com seus alunos, além da escassez de soluções de project based learning (aprendizado com base em projetos) que sejam facilmente aplicáveis, sem alto investimento financeiro ou esforço excessivo.

De acordo com um estudo realizado pela Workana, plataforma de trabalho freelance com atuação em toda a América Latina, as características mais buscadas pelas empresas são atitude empreendedora, contar com múltiplas habilidades, conhecimento do mercado, inteligência emocional, design thinking (conjunto de métodos e processos para abordar problemas)
, interculturalidade e colaboração virtual.

Guillermo Bracciaforte, cofundador da Workana, aponta que as mudanças vêm tanto por exigência das empresas quanto dos próprios profissionais: "As empresas buscam profissionais que tenham atitudes empreendedoras, e os trabalhadores também não querem mais simplesmente obedecer, mas sim, fazer parte da empresa com ideias criativas".

O sistema foi desenvolvido com o objetivo de atender aos mais diversos públicos, desde alunos de ensino fundamental e médio até o superior. "Focamos em oferecer uma solução universal e os conteúdos pedagógicos fazem com que qualquer pessoa possa utilizar, independentemente do seu nível de conhecimento", conclui Borges.

Nenhum comentário:

Postar um comentário